BIOGRAFIA

     Nascido em Poços de Caldas/MG, Renato Marinoni cresceu na Igreja Metodista, onde atuou por muitos anos como ministro de louvor e, também, como professor da Escola Bíblica Dominical, incluindo o ministério infantil.
Envolveu-se com música desde cedo, sendo aluno de piano clássico da professora Maria Inês Lobão dos 5 aos 17 anos de idade.

      A família é de extrema importância na vida de Renato e sempre o apoiaram no ministério.  Ele é filho de Silas e Analúcia, sendo que sua mãe foi recolhida pelo Senhor em Setembro de 2011. Tem somente uma irmã, Rebeca. 

        Em 2003, iniciou o curso de Jornalismo na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), o qual foi interrompido para atender ao chamado ministerial. Matriculou-se, então, no curso de Louvor e Adoração do recém inaugurado Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT), em Belo Horizonte/MG.

 

        O principal chamado de Renato tem sido trazer um ensino bíblico coerente e prático voltado à capacitação do Corpo de Cristo. Para isso, ministra palestras, workshops, cursos em igrejas por todo o país, principalmente relacionados às áreas de artes e louvor.


         Em 2005, após sua formatura, foi convidado para trabalhar no CTMDT como professor de idioma (inglês) no curso de Missões. No curso de Louvor & Adoração, assumiu a disciplina de Liderança de Louvor (a pedido de Ana Paula Valadão que, até então, lecionava essa matéria) e  História da Música Cristã Contemporânea no Brasil. 

         No que diz respeito à última disciplina citada, Renato, diante do quadro atual da música cristã, sentiu a necessidade de resgatar a nossa riquíssima história, a fim de passá-la às novas gerações para aplicação nos nossos dias, a partir de uma análise histórica e contextual. A coordenação do CTMDT apoiou essa iniciativa.

      Baseado no que era dado em sala de aula na matéria de Liderança de Louvor, mais os tópicos que julgava importantes, Renato escreveu o livro “Mergulhando na Adoração – Aspectos Práticos sobre a Liderança e o Ministério de Louvor”, lançado em 2010, com prefácio de Ana Paula.

         Além do curso realizado no CTMDT, Renato graduou-se como bacharel em Teologia pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix e formou-se no Integrity Worship Institute, onde teve o privilégio de lecionar algumas aulas em 2010 Os temas dessas aulas foram: “A Bela Arte de Dirigir Louvor” e “O Impacto da Cultura na Igreja Local”.

        Atualmente, Renato é mestrando em Divindade com ênfase em Teologia Sistemática pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper, instituição associada ao Mackenzie, onde teve oportunidade de aprofundar seus conhecimentos teológicos, com professores como Heber Carlos Campos, Heber Campos Junior, Leandro Lima, Alderi Matos, entre outros. Renato também atua como professor na área de Teologia, ensinando disciplinas como História do Pensamento Cristão e Teologia do Antigo Testamento. 

       Renato se casou com Andressa Marinoni em Novembro de 2013, e ambos são fundadores e diretores do IACA – Instituto de Adoração, Cultura e Arte, sediado em São Paulo. (www.iacabrasil.com) O IACA já é uma referência no Brasil na formação de ministros de louvor e de artes, com parceiros como Nelson Bomicar, Gerson Borges, Sérgio Pereira, Jorge Camargo, entre outros.  Eles também são os líderes de adoração da Igreja Batista Nações Unidas, em São Paulo, sob a liderança do Pastor Luiz Sayão.

       

 

 

 

 

           O principal chamado de Renato tem sido trazer um ensino bíblico coerente e prático voltado à capacitação do Corpo de Cristo. Para isso, ele e Andressa ministram palestras, workshops, cursos em igrejas por todo o país, principalmente relacionados às áreas de artes e louvor.

 

Turma Louvor e Adoração CTMDT 2004/2005
Aula inaugural do ano de 2015 no IACA com Juninho Afram
Louvor IBNU 
© 2018 por Renato Marinoni.