BIOGRAFIA

     Nascido em Poços de Caldas/MG, Renato Marinoni cresceu na Igreja Metodista, onde atuou por muitos anos como ministro de louvor e, também, como professor da Escola Bíblica Dominical, incluindo o ministério infantil.
Envolveu-se com música desde cedo, sendo aluno de piano clássico da professora Maria Inês Lobão dos 5 aos 17 anos de idade.

      A família é de extrema importância na vida de Renato e sempre o apoiaram no ministério.  Ele é filho de Silas e Analúcia, sendo que sua mãe foi recolhida pelo Senhor em Setembro de 2011. Tem somente uma irmã, Rebeca. 

        Em 2003, iniciou o curso de Jornalismo na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), o qual foi interrompido para atender ao chamado ministerial. Matriculou-se, então, no curso de Louvor e Adoração do recém inaugurado Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT), em Belo Horizonte/MG.

 

        O principal chamado de Renato tem sido trazer um ensino bíblico coerente e prático voltado à capacitação do Corpo de Cristo. Para isso, ministra palestras, workshops, cursos em igrejas por todo o país, principalmente relacionados às áreas de artes e louvor.


         Em 2005, após sua formatura, foi convidado para trabalhar no CTMDT como professor de idioma (inglês) no curso de Missões. No curso de Louvor & Adoração, assumiu a disciplina de Liderança de Louvor (a pedido de Ana Paula Valadão que, até então, lecionava essa matéria) e  História da Música Cristã Contemporânea no Brasil. 

         No que diz respeito à última disciplina citada, Renato, diante do quadro atual da música cristã, sentiu a necessidade de resgatar a nossa riquíssima história, a fim de passá-la às novas gerações para aplicação nos nossos dias, a partir de uma análise histórica e contextual. A coordenação do CTMDT apoiou essa iniciativa.

      Baseado no que era dado em sala de aula na matéria de Liderança de Louvor, mais os tópicos que julgava importantes, Renato escreveu o livro “Mergulhando na Adoração – Aspectos Práticos sobre a Liderança e o Ministério de Louvor”, lançado em 2010, com prefácio de Ana Paula.

         Além do curso realizado no CTMDT, Renato graduou-se como bacharel em Teologia pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix e formou-se no Integrity Worship Institute, onde teve o privilégio de lecionar algumas aulas em 2010 Os temas dessas aulas foram: “A Bela Arte de Dirigir Louvor” e “O Impacto da Cultura na Igreja Local”.

       Renato é mestre em Teologia, com ênfase em liturgia pela PUC-SP, e em Teologia Sistemática pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper, instituição associada ao Mackenzie. Renato também atuou como professor na área de Teologia, ensinando disciplinas como Culto e liturgia, História do Pensamento Cristão e Teologia do Antigo Testamento.

         Por oito anos foi coordenador do curso de Louvor e Artes da Faculdade Teológica Batista de São Paulo. 

       Renato se casou com Andressa Marinoni em Novembro de 2013, e ambos são fundadores e diretores do IACA – Instituto de Adoração, Cultura e Arte, sediado em São Paulo. (www.iacabrasil.com) O IACA é uma referência no Brasil na formação de ministros de louvor e de artes, com parceiros como Nelson Bomicar, Gerson Borges, Sérgio Pereira, Jorge Camargo, entre outros.  Atuaram por 6 anos como líderes de adoração da Igreja Batista Nações Unidas, em São Paulo, sob a liderança do Pastor Luiz Sayão.

       

 

               

               Em 2020, Renato assume um grande desafio, se tornando pastor titular da Igreja Batista da Metrópole, um projeto de plantação de igreja surgido em meio à pandemia do Corona vírus. 

           O principal chamado de Renato tem sido trazer um ensino bíblico coerente e prático voltado à capacitação do Corpo de Cristo. Para isso, ele e Andressa ministram palestras, workshops, cursos em igrejas por todo o país, principalmente relacionados às áreas de artes e louvor.

 

Turma Louvor e Adoração CTMDT 2004/2005
Aula inaugural do ano de 2015 no IACA com Juninho Afram
Celebração IBMetrô